terça-feira, 15 de abril de 2014

Votos Bons no Litoral.

Fazendo um levantamento do numero de pessoas que votam em candidatos do litoral para Deputado Estadual temos números decepcionantes, chamarei de “Votos Bons”  os votos que dão preferência para candidatos da região,  comecei analisando os votos para Assembleia e na sequencia analisamos os votos para o Congresso.

Votam no litoral  207.569mil pessoas, números da ultima eleição. Paranaguá concentra praticamente a metade do quociente eleitoral da região 101,047mil eleitores, a outra metade se encontra espalhado nos outros 6 municípios ou seja 106,522mil eleitores. Qualquer analista político percebe que é preciso uma aplicação de esforços equilibrados além de Paranaguá, centro político, nos outros 6 municípios, Pontal, Matinhos, Guaratuba, Guaraqueçaba, Antonina e Morretes.  Como nas ultimas eleições os candidatos  com mais chances se concentravam em Paranaguá obtiveram juntos cerca de 53.943mil  votos só na cidade Mãe, ou seja, em Paranaguá no universo de 101,047 mil eleitores, bons, são pouco mais da metade, poderia ser melhor, claro,  mas nos apegando ao numero de eleitores dos outros municípios temos números catastróficos para o fortalecimento da Política local. Vejamos:  Matinhos 26.425 mil eleitores, Votos Bons -2.697mil. Guaratuba 25.483 mil eleitores, Votos Bons 665. Pontal 16.793 mil eleitores, Votos Bons 2.677mil. Antonina 16.142 mil eleitores, Votos Bons 1.346mil. Morretes 14.720 mil eleitores, Votos Bons 852.  Guaraqueçaba 6,959mil eleitores, Votos Bons  641, ao todo apenas  62,821 mil pessoas votam em candidatos do Litoral, é muito pouco, um média de 30% de Votos Bons.

Sobre estes números que impedem a nossa política local de avançar tenho que me manifestar, afinal o eleitor tem culpa, mas a culpa maior são dos candidatos que centralizam suas campanhas  em Paranaguá e esquecem que existem outros 6 municípios na região, não pautam as demandas dos outros municípios e nem aparecem, só deixam seus cavaletes nas esquinas (como se cavalete desse voto), é vergonhoso analisar que candidatos de fora conseguem mais votos do que os locais, é um erro de estratégia, que só acontece nessa região do estado, tem que pensar, planejar e  ter uma plataforma eleitoral que contemple os 7 municípios,  com isso pode sair por ai dizendo que é representante do litoral.



3 comentários:

  1. Sobre estes números que impedem a nossa política local de avançar tenho que me manifestar, afinal o eleitor tem culpa, mas a culpa maior são dos candidatos que centralizam suas campanhas em Paranaguá e esquecem que existem outros 6 municípios na região, não pautam as demandas dos outros municípios e nem aparecem, só deixam seus cavaletes nas esquinas (como se cavalete desse voto), é vergonhoso analisar que candidatos de fora conseguem mais votos do que os locais, é um erro de estratégia, que só acontece nessa região do estado, tem que pensar, planejar e ter uma plataforma eleitoral que contemple os 7 municípios, com isso pode sair por ai dizendo que é representante do litoral.

    ResponderExcluir
  2. Na próxima eleição vai ser diferente. Há um grupo que ama o Pontal se preocupando em avaliar o candidato, que realmente quer representar o litoral, para dar apoio e cobrar resultados.

    ResponderExcluir
  3. Realmente espero por isso tbm Heloisa... mas é uma batalha.. os números não são nada favoráveis a realidade, depende muito de nós ventilarmos a ideia do voto local.

    ResponderExcluir