quarta-feira, 9 de abril de 2014

Lembrando da ultima e falando da próxima - Audiência Publica -Plano Diretor - Pontal do Paraná

Pontal e seu Plano Diretor

Participação é fundamental nos processos de decisão do serviço publico. Em Pontal hoje (09), acontecera a 2ª Audiência Publica de revisão do Plano Diretor da cidade praiana.

Entretanto, numa audiência não dá para fingir , ou faz, ou não faz. A gestão precisa ser orientada para tal. Até o dia de hoje a população não teve acesso ao documentos-projeto de revisão, a pergunta que fica é como participar, questionar, fiscalizar e propor sem saber o conteúdo da “discussão”? É preciso ir além, metodologias que contemplem o maior numero de pessoas possíveis, ouvir as pessoas,isso é importante, nos moldes que se faz a participação é conduzida e restrita.

Para se ter uma ideia, no chamamento da Prefeitura para a Audiência, o Local esta marcado para o auditório do Colégio Paulo Freire em Praia de leste, com inicio as 19h e término as 21h “PREFERENCIALMENTE”; o preferencialmente evoluiu, porque na 1ª audiência foi dito “IMPRETERIVELMENTE”, por ai vemos a vontade de se discutir o futuro da cidade com a população em apenas duas horas. Se liga na programação da audiência anterior: tivemos 45minutos de abertura com mesa de honra (falaria protocolar), em seguida uns 50 minutos de palestrinha mequetrefe e o tempo que sobrou foi para umas duas falas de populares onde ficou decidido pela composição de uma COMISSÃO POPULAR, para acompanhamento dos trabalhos referentes a revisão do Plano diretor do Município, detalhe: das cerca de 20 entidades que se candidataram a vaga para esta comissão apenas 03 foram deferidas, as outras foram impedidas de participar burocraticamente.


Sobre os documentos, considero que: Documento Publico, é Publico, e quase ninguém teve acesso a esses documentos de forma oficial, o poder emana do povo e para a participação nestes espaços é preciso estar subsidiado para as proposições, não tem muita graça nos chamar para conversar sobre o tema se não temos base para isso.

Um comentário:

  1. O poder emana do povo e para a participação nestes espaços é preciso estar subsidiado para as proposições, não tem muita graça nos chamar para conversar sobre o tema se não temos base para isso.

    ResponderExcluir