quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Coluna Publicada mensalmente no Jornal Voz do Litoral - Juventude Organizada Sociedade Transformada IV



   Pontal completa 18 anos e no auge de sua juventude vê seus jovens participando ativamente da política local, só lembrar as ultimas manifestações  na cidade desde o ano passado e grande quantidade de jovens concorrendo ao cardo de vereador. Um grande exemplo aconteceu nesta quinta feira,  ao mesmo tempo que se realizava a posse dos Vereadores Mirins na Câmara de Vereadores (um dia para ficar na história), outros 6 Jovens estudantes embarcavam para Contagem (MG) para o 40º Congresso da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas).
 A Organização da Juventude deve acontecer em todas as frentes, só assim teremos uma verdadeira oxigenação na política local, regional e nacional. O Projeto Câmara Mirin é exemplar para o desenvolvimento da cidadania, pois coloca o jovem dentro da rotina do legislativo municipal, trazendo maior compreensão dos procedimentos e demandas do município, e mesmo que não de forma proposital, serve como um curso para jovens lideranças, que queiram e a idade permitir, participem das próximas eleições disputando cargo de vereador.

Os jovens estudantes que foram a Minas Gerais também se consolidam como lideranças populares no município, pois há algum tempo participam de manifestações da organização dos Grêmios estudantis e militam dentro e fora da escola por uma Cidade, Estados e um Brasil melhor.

 De acordo com um trecho do texto publicado pelo Fundo de Populações Jovens das Nações Unidas “A participação efetiva de adolescentes e jovens só é possível se a gestão for orientada para a promoção e sustentabilidade de uma relação harmoniosa entre sujeitos de direitos e detentores de deveres. Contudo, se elas e eles tiverem oportunidades para desenvolver capacidades individuais e coletivas para identificar e intervir sobre sua situação de risco, buscando recursos para solucionar os problemas do dia a dia, as intervenções podem ser mais efetivas”.  

Com esta informação parabenizo  todos os Pioneiros Vereadores Mirin, os  que  Foram a Minas Gerais,  aqueles que saíram candidatos a vereador em 2012 e os que atuam em Movimentos Populares, em nome de toda a equipe do Jornal Voz do Litoral, mesmo que de forma simbólica finalizo este texto destacando  quatro jovens que atuam para uma Pontal melhor: O Presidente da Câmara Mirin Jean Carlos Campos ( Vice Presidente do Grêmio Oracina do Col. Maria Helena), , a Secretária de Organização da UJS - União da Juventude Socialista  Barbara Soares, que lidera o grupo que foi a Contagem (MG), também estudante do Maria Helena, Willian Carli candidato  a vereador em  2012 e atual Secretário do Conselho Municipal de Meio Ambiente (onde representa a sociedade civil)  e, Yana Kossemba Coordenadora do Movimento Nós Podemos Pontal do Paraná que fomenta o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.  Só me resta escrever,  somos em muitos por ai...  


Aproveito neste Blog para lembrar que Juventude Organizada Sociedade Transformada IV, faz parte de mais três textos de momentos importantes e avanços nas ações políticas dos jovens em pontal.  Leia os três textos

considere uma errata do impresso pois saiu com parte do texto faltando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário