quinta-feira, 27 de novembro de 2014

"Livros Livres" em Guaratuba

Pelo segundo ano consecutivo, nos meses de novembro e dezembro, o site Bibliotecas do Brasil vai realizar uma ação voluntária de incentivo à leitura na cidade de Guaratuba.

Vários livros serão deixados livres em diferentes pontos da cidade a partir de hoje (quinta-feira, 27).

A ação tem como objetivo incentivar a leitura durante as férias de verão, divulgar a acessibilidade, a doação e a livre circulação de livros. Todos os livros têm o carimbo da iniciativa “Leia, Empreste ou Devolva” do site Bibliotecas do Brasil, e quem encontrá-los poderá levá-los para casa, ler e, se quiser, fazê-los circular novamente em Guaratuba ou qualquer outra cidade. O importante é que os livros circulem livremente nas mãos de novos leitores.

Moradores e turistas também poderão participar
Os moradores, os veranistas que têm casas na cidade e os turistas um pouco adiantados para a temporada de verão também poderão participar da ação.
A participação é simples, basta que a pessoa escolha livros que tenha em casa que estejam esquecidos nas suas estantes, prateleiras e gavetas, aqueles que não serão mais lidos. Leve o livro a algum lugar de sua preferência, ou onde você acha que seria legal outra pessoa encontrá-lo e deixe-o por lá. Pode ser em uma padaria, em uma sorveteria, em um barzinho, na recepção de algum hotel ou pousada, nos bancos ao longo da beira-mar, nas pracinhas e restaurantes, ou onde você achar melhor. Dessa forma outra pessoa poderá encontrar o livro, para ler, emprestar e passar adiante.
Para quem quiser participar da ação:
Escolha livros que tenha em casa e que estejam esquecidos nas suas estantes, prateleiras e gavetas, aqueles que não serão mais lidos.
Escolha um local público de sua preferência ou onde você acha que seria legal uma pessoa encontrá-lo.
Deixe o livro ali.
Em dia de chuva escolha locais protegidos como mesas e cadeiras de restaurantes, lanchonetes, sorveterias, áreas de convivência em pousadas e hotéis.
Sugestões de lugares públicos para deixar seus livros: padarias, sorveterias, barzinhos, na recepção de algum hotel ou pousada, nos bancos ao longo da beira-mar, nas pracinhas e restaurantes, ou onde você achar melhor. Dessa forma outra pessoa poderá encontrar o livro para ler, emprestar e passar adiante.
Locais onde serão deixados livros livres:
Praia Central de Guaratuba e ao longo do calçadão da Avenida Atlântica
Praia do Morro do Cristo
Brejatuba – próximo ao Café Curacao, ao Hotel Kaakupê e à pracinha da Av. Brejatuba
Padarias, mercados e verdurões da cidade
Balneário Nereidas
Balneário Eliana
Bairro Cohapar – na pracinha da pista de skate
Praia das Pedras (próximo ao Hotel Villa Real)
Leia, Empreste ou Devolva é uma iniciativa voluntária do blog Bibliotecas do Brasil para a montagem de pequenas bibliotecas livres e independentes que pode ser colocada em prática por qualquer pessoa. Nós criamos uma arte que pode ser utilizada livremente em cartazes, carimbos, adesivos e qualquer material que a pessoa interessada em montar uma biblioteca comunitária livre pode utilizar. O download da arte é gratuito e encontra-se na área de downloads (http://www.bibliotecasdobrasil.com/p/downloads.html).
O leitor é livre para emprestar o livro, levar para casa e devolvê-lo quando achar que deve.
É livre para fazer a leitura a seu tempo, sem pressa, não tem data de devolução.
O leitor é livre para emprestar à outra pessoa.
Se quiser levar em uma viagem para ler e libertar esse livro em outra cidade, é livre para isso.
Realização: Daniele Carneiro e Juliano Rocha
contato@bibliotecasdobrasil.com
Arte: Juliano Rocha




Um comentário:

  1. Leia, Empreste ou Devolva é uma iniciativa voluntária do blog Bibliotecas do Brasil para a montagem de pequenas bibliotecas livres e independentes.

    ResponderExcluir