segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A temporada ainda nem começou...

A temporada  ainda nem começou, mas os finais de semana no litoral tem sido de alto fluxo de pessoas,  o termômetro para essas afirmação não são os boletins de trafego  fornecidos pela empresa concessionária de pedágio, mas sim as filas de carros que tomam conta de nossas PRs,  em Pontal do Paraná na noite de domingo por volta das 22h. ainda se via fila de carros na   PR -  412  sentido  PR – 407.  (detalhe: a duplicação da PR 407 é de apenas  3,5 km a partir do seu inicio na BR 277)

Não basta soltar pipa no Ar condicionado, jogar bolinha de gude no carpete, é preciso surfar na piscina .
Até o momento não vimos divulgação do inicio da Operação Verão  2014-2015, mas pelo que tudo indica em conversa de bastidores, será uma das piores temporadas de verão no que diz respeito aos serviços prestados pelo Governo Estadual,  vale lembrar que no ano passado a operação verão começou dia 20 de dezembro, custando vidas. Sem o corpo de bombeiros na  “pré temporada” 2013-2014 (mês de novembro inicio de dezembro) tivemos proporcionalmente mais mortes por afogamento do que em toda Operação Verão, os veranistas não esperam a “largada” do governo para vir ao litoral  se refrescar em nossas praias e rios.


Mas a falta de planejamento para o Verão não passa só pelo Governo do Estado.  Os municípios também tem a sua responsabilidade, um exemplo bastante significativo esta no caso de Pontal do Paraná, a simples manutenção dos chuveirinhos a beira mar se torna um obstáculo, é difícil encontrar algum  funcionando, fiz um teste e fui verificar alguns chuveirinhos a beira mar e dos 5 que verifiquei, 3 estavam totalmente danificados, 1 “estava meia boca” e apenas 1 estava funcionando, vale a observação que este que estava funcionando estava em frente a um prédio no Balneários de Canoas, e certamente é mantido pelo moradores do condomínio.

E a falta d’aguá, lembram! No ano passado a SANEPAR colocou a culpa no calor repentino como se fosse uma surpresa o calor que vem fazendo, pois é, alguém avisa a SANEPAR que este ano vai fazer calor novamente, bastante gente virá para a praia e sim, as pessoas encherão suas piscinas, lavarão suas calçadas, carros, regarão as plantas, enfim,  haverá desperdício, é preciso  uma campanha de conscientização para que o consumo e o desperdício  diminua e também melhorar o sistema de abastecimento, depois não adianta dizer que tudo isso foi surpresa,  essas situações são previsíveis.





Um comentário:

  1. E a falta d’aguá, lembram! A falta de planejamento para o Verão não passa só pelo Governo do Estado. Até o momento não vimos divulgação do inicio da Operação Verão 2014-2015. Não basta soltar pipa no Ar condicionado, jogar bolinha de gude no carpete, é preciso surfar na piscina.

    ResponderExcluir