segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Direto das Praias - Governo Ostentação



          Uma falácia o lançamento da Operação Verão pelo Governador Beto Richa. Em seu discurso diz o seguinte: “Essa será, sem dúvida, a maior Operação Verão já realizada no Paraná”; Como assim?!  O Discurso é um, a realidade é outra, quando escuto alguns políticos falarem à impressão que tenho é de que não estamos falando do mesmo lugar, depois do que ouvi na tarde de sexta feira na Praça de Ipanema, cheguei a conclusão de que não estamos falando mesmo...
 
           O Governador fala da Operação Verão como se nada tivesse existido antes dele, como se outrora não existisse o ‘Viva o Verão’, que basicamente fazia o que é feito, entretanto com atividades de Esporte e Lazer na beira mar, Cultura com programação Musical e o Projeto Biblioteca na Areia. Esses projetos só permaneceram no seu primeiro ano de mandato para dar continuidade as atividades iniciadas pelo  governo anterior, ou seja,  uma ação que crescia a cada ano foi extinta. 

           Outro que fez um discurso inflamado e  parecia morar em outra galáxia, foi o Deputado Mauro Moraes (Presidente da Comissão de Segurança na Assembleia),  falou de segurança publica como se ninguém soubesse das dividas do estado, de viaturas ficando pelo caminho por falta de combustível e da insatisfação da classe com as condições de trabalho. 

O Publico 
 
Chamou atenção, pois era pouco, o que fez volume foi todo o aparato ou parte dele que ficou a mostra, dezenas de viaturas, alguns tratores, jet-skis  e até um helicóptero ficaram a mostra, ruas fechadas entorno da praça e também todos os que vão trabalhar na Operação Verão, homens da Policia Militar, Civil, do Corpo de Bombeiros, Agentes da Saúde,  e a equipe  de  Limpeza. 

Cadê  o Dep. Alceu?

Uma situação me chamou atenção, o “Deputado do Litoral” Alceu Maron Filho não esteve presente para fazer o uso da palavra, daí fui conversar com um amigo que entende de política pra me explicar isso, porque o Mauro Moraes, e o Alceu  Maron não? É porque o Mauro Moraes (661 ) teve mais votos em Pontal do que o Alceu (515) na ultima eleição, logo  Mauro Moraes tem o ‘mando político’ de Pontal. Entende?!  Tipo gado.

POSTE URINAR NO CACHORRO

Vocês já viram um poste urinar no cachorro, pois bem,  isso mais ou menos aconteceu... no final quando já tinha ido quase todo mundo embora,o Bolo do Aniversário de 18 anos de Pontal já tinha acabado,  a estrutura sendo desmontada,  um cidadão foi questionar o Prefeito Edgar Rossi  sobre a sua rua que não estava bem mantida pela prefeitura e que “estava pior do que o ano passado”,(uma situação normal para um prefeito)  este,  “estava pior do que o ano passado”, não pegou bem no orgulho do prefeito que levantou a voz para o cidadão,  que espantado com a reação do prefeito continuou a questiona-lo, em algum  tempo os assessores retardatários na interferência chegaram, afastaram o Prefeito e continuaram a conversa com o cidadão. Passado um tempo o cidadão foi novamente hostilizado pela  prefeitura, desta vez  através de um  Diretor que foi em direção  ao cidadão, dizendo que ele tinha tido sorte em não estar  sozinho com o prefeito porque ele poderia ter se descontrolado e “partido pra cima dele”...Vê se pode? Daí pra frente foi só baixaria, no final o cidadão, já virando vitima, decidiu ir registrar um B.O. por ameaça.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Pontal 18 anos, a caçula do Litoral..... Direto das Praias Folha de Paranaguá



             Hoje não da pra deixar de escrever sobre Pontal do Paraná, fazendo 18 anos no próximo dia 20, cidade nova, mas com muita história pra contar, desde  sua emancipação política de Paranaguá  em 20 de dezembro de 1995, Pontal, se destaca entre as Praias do Litoral,  com  23 km de extensão distribuídos em 48 Balneários.
             Nestes 18 anos de idade, o quarto prefeito a ocupar a vaga no executivo   tem o desafio de fazer a gestão em um período de extrema mudança no futuro do povo pontalense.  A Gazeta do Povo no ultimo domingo (15) publicou matéria a respeito dos empreendimentos que pretendem se instalar em Pontal, a estimativa é a geração de aproximadamente 50mil empregos (diretos e indiretos), mais que o dobro do numero de habitantes residentes no município. Porem em uma Audiência Publica realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa no meio deste ano, foi anunciada por João Carlos Ribeiro empresário dono do projeto Porto Pontal , 69 mil empregos (diretos e indiretos) o que nos faz refletir sobre  o real numero de habitantes que Pontal pode chegar. Com este dado fazendo uma conta simples,  imaginando que cada pessoa empregada tenha um cônjuge e  filho, chegamos fácil a 200mil habitantes. Se hoje mal  temos estrutura nos serviços públicos para atender a atual demanda dos munícipes, imagine sem planejamento e com medidas compensatórias pífias, que demonstram caridade e vaidade ao invés de responsabilidade social.

No aniversário de uma pessoas  desejamos normalmente um feliz aniversário, paz, amor , saúde, dinheiro e coisas do gênero.

E para uma cidade, o que desejar ?

Que tal...
Feliz aniversário Pontal do Paraná!  que neste próximo ano de vida  se construa com a participação da sociedade e sempre com muita transparência as políticas publicas de saúde, educação, esporte, cultura, segurança e geração de renda de qualidade, que reflita os anseios do povo pontalense para um futuro melhor,   que todos participem ativamente da vida social  e comunitária da cidade, construindo laços de união e solidariedade. Parabéns Pontal do Paraná, parabéns aos servidores públicos, professores, pescadores e pedreiros, dona de casa, aos comerciantes empresários, ao povo indígena, aos profissionais da área de saúde e comunicação,  artesãos e artistas que atuam, dançam e cantam a cidade. Parabéns a todos que de uma maneira ou de outra constroem Pontal do Paraná.

Parabéns, 18 anos, ótimo Natal, feliz Ano Novo....Tudo de Bom! Voz do Litoral.




Final de ano chegando e Pontal do Paraná completando 18 anos de emancipação Política, ainda  nova de tudo, mesmo com alguns falando que falta isso, e falta aquilo, temos muito tempo para sermos e ou pensarmos o que queremos para o nosso município.  Seja uma cidade “desenvolvida”  com a força da industria, ou uma cidade tranquila voltada  a promoção do turismos, bem como economia criativa e solidária.
No aniversário de uma pessoas  desejamos normalmente um feliz aniversário, paz, amor , saúde, dinheiro e coisas do gênero. E para uma cidade como se faz?  Que tal... Feliz aniversário Pontal do Paraná!  que neste próximo ano de vida possamos construir com a participação da sociedade e sempre com muita transparência, políticas publicas de saúde, educação, esporte, cultura, segurança e  geração de renda de qualidade, que todos participem ativamente da vida social  e comunitária da cidade construindo laços de união e solidariedade.
Neste aniversário  poderia fazer uma homenagem para aqueles que  lutaram pela emancipação política de Pontal,  contextualizar historicamente nosso município, ou simplesmente  publicar uma foto com um bolo de feliz aniversário, mas hoje precisamos mais que confetes, na atual situação do município, principalmente  política, econômica e social,  precisamos parar, refletir  e atuar em prol do  futuro de nossa cidade.
E para não esquecer que tem alguém por traz desta coluna, aproveitando que além do aniversário do município também é final de Ano e vem ai Natal,  Ano Novo, me despeço  deste ano agradecendo a oportunidade de escrever neste Jornal e levar as minhas ideias para o alcance das  suas mãos, desejo a você que me acompanha um ótimo Natal e um feliz Ano Novo. Tudo de Bom,  Feliz 2014!
Agora toda segunda e sexta  das 8h as 9h no Microfone Aberto da Massa FM Litoral  103.5.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Coluna Publicada mensalmente no Jornal Voz do Litoral - Juventude Organizada Sociedade Transformada IV



   Pontal completa 18 anos e no auge de sua juventude vê seus jovens participando ativamente da política local, só lembrar as ultimas manifestações  na cidade desde o ano passado e grande quantidade de jovens concorrendo ao cardo de vereador. Um grande exemplo aconteceu nesta quinta feira,  ao mesmo tempo que se realizava a posse dos Vereadores Mirins na Câmara de Vereadores (um dia para ficar na história), outros 6 Jovens estudantes embarcavam para Contagem (MG) para o 40º Congresso da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas).
 A Organização da Juventude deve acontecer em todas as frentes, só assim teremos uma verdadeira oxigenação na política local, regional e nacional. O Projeto Câmara Mirin é exemplar para o desenvolvimento da cidadania, pois coloca o jovem dentro da rotina do legislativo municipal, trazendo maior compreensão dos procedimentos e demandas do município, e mesmo que não de forma proposital, serve como um curso para jovens lideranças, que queiram e a idade permitir, participem das próximas eleições disputando cargo de vereador.

Os jovens estudantes que foram a Minas Gerais também se consolidam como lideranças populares no município, pois há algum tempo participam de manifestações da organização dos Grêmios estudantis e militam dentro e fora da escola por uma Cidade, Estados e um Brasil melhor.

 De acordo com um trecho do texto publicado pelo Fundo de Populações Jovens das Nações Unidas “A participação efetiva de adolescentes e jovens só é possível se a gestão for orientada para a promoção e sustentabilidade de uma relação harmoniosa entre sujeitos de direitos e detentores de deveres. Contudo, se elas e eles tiverem oportunidades para desenvolver capacidades individuais e coletivas para identificar e intervir sobre sua situação de risco, buscando recursos para solucionar os problemas do dia a dia, as intervenções podem ser mais efetivas”.  

Com esta informação parabenizo  todos os Pioneiros Vereadores Mirin, os  que  Foram a Minas Gerais,  aqueles que saíram candidatos a vereador em 2012 e os que atuam em Movimentos Populares, em nome de toda a equipe do Jornal Voz do Litoral, mesmo que de forma simbólica finalizo este texto destacando  quatro jovens que atuam para uma Pontal melhor: O Presidente da Câmara Mirin Jean Carlos Campos ( Vice Presidente do Grêmio Oracina do Col. Maria Helena), , a Secretária de Organização da UJS - União da Juventude Socialista  Barbara Soares, que lidera o grupo que foi a Contagem (MG), também estudante do Maria Helena, Willian Carli candidato  a vereador em  2012 e atual Secretário do Conselho Municipal de Meio Ambiente (onde representa a sociedade civil)  e, Yana Kossemba Coordenadora do Movimento Nós Podemos Pontal do Paraná que fomenta o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.  Só me resta escrever,  somos em muitos por ai...  


Aproveito neste Blog para lembrar que Juventude Organizada Sociedade Transformada IV, faz parte de mais três textos de momentos importantes e avanços nas ações políticas dos jovens em pontal.  Leia os três textos

considere uma errata do impresso pois saiu com parte do texto faltando.