Ocorreu na Casa da Cultura no dia 03 de agosto uma capacitação para um projeto de prevenção da gravidez juvenil e protagonismo, onde meninas ensinam meninas sobre educação sexual, saúde reprodutiva e valorização da mulher. A Capacitação é fruto de uma parceria do Departamento da Juventude, SESI e Nós Podemos Paraná. Em Pontal do Paraná o projeto será realizado entre as Secretarias de Esporte Lazer e Juventude, PROVOPAR, Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento e Secretaria de Assistência Social e Relações do Trabalho, todos trabalhando para o alcance do Objetivos de Desenvolvimento do Milênio-ODM.
A gravidez na adolescência impacta diretamente nos indicadores dos ODM 4 – reduzir a mortalidade infantil e ODM 5 – melhorar a saúde da gestante já que jovens tendem a ter mais problemas na gestação, impactando na saúde dos recém-nascidos.
A renda da família também fica comprometida pois geralmente é a família da jovem que acolhe o recém-nascido e que arca com as despesas impactando no ODM 1.
A gravidez na adolescência também impacta no índice de evasão escolar entre jovens, ODM 2, pois a menina abandona os estudos para cuidar de seu filho ou para trabalhar e sustentá-lo.
A auto-estima da jovem mãe fica também bastante comprometida pois mudanças em seu corpo fazem com que ela se afaste do convívio social além de sentir-se discriminada no ambiente doméstico e escolar impedindo a entrada desta adolescente no mercado de trabalho e consequentemente inviabilizando a igualdade dos sexos preconizado no ODM 3.
A prevenção da AIDS é um dos temas dos debates e este é o objetivo ODM 6 que tem visto o fenômeno da feminilização da AIDS, isto é o aumento das infecções no grupo de mulheres.
A meta é de que ainda este anos o projeto seja implementado no município, o Prefeito Gimenes esteve durante a capacitação e em sua fala reafirmou o compromisso e a prioridade na sua gestão para políticas publicas no campo da Juventude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário