segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Sabendo Disto, Será Placebo?



Através de denuncia feita nas  Redes Sociais que repercutiu rapidamente durante a semana passada,   no sábado a coordenação  regional da SANEPAR esteve in loco fazendo a vistoria na boca de lobo e bueiro denunciado em Pontal do Paraná e constatou ligações clandestinas da rede pluvial ligada a rede de esgoto, também estive presente para acompanhar  junto ao Presidente da  Câmara Municipal Beto Silva e o Denunciante Acácio Murilo. O caso é grave, e comprovado legalmente, é  crime ambiental.


Mas porque a SANEPAR faria isso? (o X da questão)
Durante a temporada é muito esgoto e a estrutura não comporta durante os picos de natal, ano novo e carnaval, cruzar a rede pluvial com a de esgoto é uma maneira de diluir a “Kaká”, diminuir o odor e de maneira prática escoar pelo “ladrão” direto ao MAR antes de transbordar na RUA, ficando assim difícil de diagnosticar o problema. É bom ressaltar que  isso só ocorre durante o alto fluxo de veranistas entre natal, ano novo e carnaval, então agora isto não esta acontecendo, mas mesmo assim a SANEPAR assumiu o erro  tampando a ligação vistoriada no dia seguinte, o problema também pode estar acontecendo em Matinhos e Guaratuba, mas precisa de investigação,  agora cabe aos órgão competentes e representantes da sociedade (que até o momento são os únicos a tomarem iniciativa sobre o caso) tomarem providencias legais.

Sabendo disto, como fica a balneabilidade, os investimentos em saneamento e abastecimento de água divulgados em outdoors pelo litoral, será placebo? O Y da questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário