É de emocionar ver as pessoas sorrindo por estarem assistindo um Espetáculo Teatral de ótima qualidade em nosso município. Pérai como assim emocionar, não é comédia “O AUTO DA COMPADECIDA? É, mas o que emociona é perceber o quanto faz bem o acesso a cultura, tira da rotina, socializa o público, cria senso critico e principalmente valoriza o artista que na ocasião eram todos locais, mais precisamente de Matinhos – CIA DE TEATRO UFPR LITORAL que mista os alunos, professores e a comunidade nos ensaios no Centro Cultural da UFPR Litoral.
A apresentação aconteceu dia 24 de março contabilizando cerca de 120 pessoas, um público difícil de definir, motivo, todas as idades prestigiaram a apresentação que contou com total apoio na divulgação da Prefeitura Municipal, Departamento de Cultura e toda equipe da Casa da Cultura.
A história se passa no sertão nordestino onde João Grilo e Chicó, dois amigos inseparáveis vivem em meio a patrões exploradores, coronéis muito ricos, igreja corrupta e cangaceiros salteadores, Uma trama muito divertida e envolvente o espetáculo com 90minutos, acontece sem que o público se de conta do tempo que passa.
A CIA de Teatro da UFPR Litoral nasceu de um projeto de extensão elaborado pelo Profº Alaor de Carvalho atual diretor Artístico da CIA, em parceria com o Curso de Artes do Setor Litoral, no final de 2009. Com a proposta encaminhada e aguardando os tramites legais, a CIA iniciou seus encontros a partir de março de 2010 como projeto piloto.
O objetivo da CIA e interagir com a comunidade litorânea, já apresentaram em Matinhos, Antonina e Pontal do Paraná, com a estrutura da peça montada para um Teatro de Rua é possível a apresentação nos mais variados espaços.
Deixo aqui os meus Parabéns a toda equipe da CIA de teatro UFPR Litoral e Prefeitura de Pontal por estarem possibilitando a comunidade espetáculos desta qualidade.