Pontal do Paraná

Pontal do Paraná é muito diferente dos outros municípios do litoral paranaense.
A 97km de Curitiba, destaca-se por oferecer aos visitantes desde o lazer tranqüilo em ruas gramadas e natureza abundante, no balneário de Pontal do Sul, até as opções de bom surf e agito noturno na Praia de Leste, Ipanema e outras que formam o trecho das águas mais limpas entre as praias do Paraná.
Próximo à Ilha dos Currais e da lha do Mel, Pontal do Paraná não tem hotéis cinco estrelas mas suas pousadas e restaurantes oferecem bom atendimento e preços acessíveis aos que escolhem no contato com a natureza a sua opção de descanso e diversão. A compra de artesanato local e a pesca esportiva também fazem parte do programa nas quatro estações do ano.
Praias



O município possui 23 km de orla marítima, onde se situam 48 balneários com boa balneabilidade e condições para banho, sendo estes os principais: Pontal do Sul; Las Vegas; Patrick II; Miami; Itapuã; Guapê; Vila Nova; Atami; Iracema; Guarujá; Barranco; Shangri-lá; Miramar; São José; Ipê; Marissol; Jardim Marinês; Beltrame; Jardim Jacarandá; Mirassol; Luciane; Carmery; Marisa; Jardim Canadá; Recanto Uirapuru; São Carlos; Porto Fino; Praia Bela; Leblon; Batel; Santa Terezinha; Canoas; Praia de Leste; Santa Mônica; Vila Jacarandá; Irapuan; Majoraine; Primavera; Santa Fé; Grajaú; Andaraí; Santa Rita Mar; Ipanema I; Ipanema II; Ipanema III; Ipanema IV; Monções.

História
Sua história política inicia-se por volta de 1983, quando começaram as primeiras movimentações para a criação de um novo município, com sede na área compreendida entre os balneários de Pontal do Sul e Monções. Em 1995 houve uma grande manifestação popular, visando a emancipação daquele que viria a denominar-se Pontal do Paraná. Desmembrado de Paranaguá, foi criado pela Lei nº 11.252 de 20 de dezembro de 1995 e implantado em 01 de janeiro de 1997, sendo seu primeiro Prefeito Hélio Gaissler de Queiroz.

Aspectos Econômicos
A economia do município está ligada a pesca, comércio e ao turismo. Com a reabertura dos canteiros de obras na Ponta do Poço em Pontal do Sul há um grande aumento na renda do município com a geração de muitos postos de trabalho e a vinda de pessoas de fora aumentando a circulação de pessoas no comércio local.

Aspectos Sociais
A população fixa é de 23.261 habitantes, aumentando consideravelmente na alta temporada.

Aspectos Geográficos
O município de Pontal do Paraná enquadra-se na planície costeira de Praia de Leste, caracterizando-se por um relevo bastante suave e de baixa altitude, que recebe a designação genérica de restinga. O município faz divisas ao Sul com o município de Matinhos, a Oeste com o Município de Paranaguá e a leste e norte é banhado pelo Oceano Atlântico, sendo a norte pela baía de Paranaguá.

Pluviosidade - o período mais chuvoso é o verão, sendo o mês de fevereiro o que apresenta maior precipitação (350mm) e o período mais seco, o inverno a precipitação é de 100mm, sendo a precipitação média anual do Município de Pontal do Paraná está em torno de 2 000 mm.

Fonte: pontaldoparana.pr.gov.br   Foto: Priscila Forone

Nenhum comentário:

Postar um comentário